Em diversos artigos no nosso Blog, descrevemos a importância da alimentação saudável para o praticante de atividade física. Seja musculação ou as aulas de Spinning, você precisa estar muito bem alimentado. E um dos assuntos que nossos alunos perguntam muito nas sessões de Nutrição Esportiva é sobre o FERRO. Portanto, no artigo de hoje, você vai aprender todos os benefícios do FERRO para sua saúde! Confira:

O que é Ferro?

É um dos minerais mais importantes para a manutenção da vida, porque está diretamente associado com a nossa respiração. Presentes na corrente sanguínea, as partículas de ferro são as responsáveis por realizarem o transporte de oxigênio para os órgãos e tecidos. Também são elas que conduzem o gás carbônico para que seja eliminado durante o processo de expiração.

Além de ser o responsável pela “grande respiração”, o ferro também é imprescindível em algo menor, mas não menos importante: a respiração celular. Nossas células também respiram para obter energia, e o ferro compõe as enzimas que fazem parte desse procedimento.

Quais os Alimentos mais Ricos em Ferro?

E já que o ferro é tão importante, é claro que ele não pode faltar em nossa organismo! Portanto, é preciso inserir na alimentação diária alimentos que sejam ricos nesse mineral, tanto de origem vegetal, quanto animal.

 As maiores fontes de ferro são as seguintes:

  • Fígado de boi
  • Brócolis
  • Gema de ovo de galinha
  • Feijão
  • Amêndoas
  • Farinha de soja
  • Carnes vermelhas magras
  • Banana
  • Cereja
  • Peixes
  • Espinafre
  • Beterraba
  • Agrião
  • Lentilha
  • Pimentão
  • Pães integrais

Quais são os Benefícios do Ferro para o Organismo?

Além das funções principais que já foram citadas, há outros benefícios do ferro que vale a pena conhecer! Esse mineral favorece muito a saúde dos músculos e do cérebro; ajuda a reduzir sintomas do período pré-menstrual; nutre os cabelos; mantém a saúde e a beleza das unhas e pele; nas mulheres grávidas, colabora para o crescimento saudável do ferro e auxilia a perda de peso.

Ferro nos Alimentos

Os benefícios do ferro privilegiam a saúde como um todo, afinal, tudo o que acontece no nosso organismo acaba dependendo do transporte de oxigênio ou da respiração das células.

Como Potencializar o Ferro com Outras Vitaminas?

Para aproveitar ainda mais tudo de bom que o ferro proporciona, é possível fazer algumas combinações estratégicas. Uma das melhores maneiras de melhorar a absorção de ferro pelo organismo é aliá-lo com a vitamina C.

Sempre que você comer algum vegetal que seja rico em ferro, escolha um alimento rico em vitamina C. Por exemplo, se comeu beterraba no almoço, nem pense duas vezes, aposte em uma laranja como sobremesa!

Quais as Partes do Corpo Beneficiadas Diretamente pelo Ferro?

Embora o ferro seja necessário para o organismo como um todo, é possível dizer que os músculos, o cérebro e os tecidos de revestimento sejam beneficiados de maneira mais direta por esse nutriente.

Ferro para pele

Por que Anêmicos Precisam de Ferro?

Uma pessoa tem anemia quando a taxa de hemoglobina (um pigmento do sangue) está abaixo do normal. O ferro é a substância fundamental para a formação de hemoglobina, por isso, a ingestão de alimentos com grande concentração desse mineral faz parte do tratamento para combater a anemia.

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