A busca por um corpo saudável, sem gordura e com muita massa muscular, é tendência em todo o mundo. Para obter tal feito muita gente investe pesado nos exercícios aeróbicos para perder peso, e na musculação para ganhar músculos e também praticar a hipertrofia muscular. Mas, nem sempre, as pessoas conseguem conquistar o resultado esperado e muitas vezes o grande problema é a alimentação.

Porque Investir em Uma Alimentação Saudável?

O plano alimentar fará com que a pessoa tenha um melhor rendimento na academia e alcance os resultados que almeje de forma saudável. A alimentação é, inclusive, responsável pela recuperação muscular e por aumentar o rendimento do atleta. E os alimentos são, ainda mais, importantes no pós-treino, já que eles serão os responsáveis pelo anabolismo e catabolismo.

Alimentos Ideais para Consumir no Pós-treino:

Alguns alimentos são tão importantes que se tornam xodós de todos os praticantes de musculação e acabam os acompanhando por muito tempo, e duas classes alimentares são importantíssimas depois da musculação. Os carboidratos e as proteínas.

Carboidratos

Para ajudar na recuperação celular, é recomendada a ingestão de carboidratos com alto nível de glicemia, eles irão recuperar seu índice glicêmico de forma rápida, já que é comum que o nível de glicemia no sangue baixa rapidamente depois do esforço físico. Alguns exemplos desses alimentos são as frutas, principalmente a banana, a granola, a manga, aveia e até mesmo o mamão.

Agora para que treina para perder peso é importante ficar atento a outra dica, a ingestão dos alimentos citados acima deve ser feito até uma hora depois do treino, já que seu metabolismo ainda estará acelerado e fará com você queime as calorias que ingere de forma mais eficiente e sem prejuízos para a sua dieta.

Depois disso opte pelos carboidratos complexos, como os integrais, que são absorvidos de forma mais complexa e lenta pelo organismo dando a energia que você precisa, além de controlar seu índice glicêmico.

Integrais

Foque também no consumo de proteínas, elas lhe ajudarão a recuperar o músculo através dos aminoácidos de forma eficiente fazendo quase uma cirurgia nas lesões que eles sofrem durante os treinos pesados de musculação para quem pratica a hipertrofia.

Mas nem toda proteína é benéfica por isso utilize as que possuem o chamado alto valor biológico. Entre os alimentos mais comuns e usados estão o peito de frango, leite desnatado, queijo cottage e a clara do ovo.

As proteínas são importantes na construção muscular e por isso são as favoritas para atletas que querem “crescer”, mas tome cuidado é importante que você escolha proteínas magras que irão lhe ajudar. Carne vermelha em excesso pode dificultar esse processo, assim como o leite gorduroso e os queijos industrializados.

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Receitas para o Pós-treino

Para ficar sempre de olho no que consome uma dica é preparar refeições simples para o pós-treino, para isso invista em vitaminas que podem ser feitas com um copo de leite desnatado, uma banana e duas colheres de aveia, podendo, ou não, ser acrescentado meio mamão.

Já se você prefere uma refeição uma omelete de clara de ovo com queijo cottage e peito de frango desfiado irá lhe satisfazer e ajudar e muito no processo pós-treino.

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