Os alimentos industrializados são consumidos com muita frequência por nós. Isso faz com que os brasileiros, portanto, estejam assumindo diversos riscos em relação à saúde, já que esse tipo de alimentação não é recomendada e pode ocasionar uma série de doenças, como o câncer e a diabetes. No post de hoje, vamos entender sobre os alimentos industrializados e seus riscos.

Quais são os Principais Alimentos Industrializados?

Faz parte da lista dos industrializados alimentos como: lasanha e pizza congelada, molho de tomate enlatado, salsichas, linguiças, macarrão instantâneo, salgadinhos de milho, refrigerantes, sucos de caixinha, bolachas recheadas e chocolates, entre diversos outros tipos de produtos. Os principais motivos pelos quais esse tipo de alimento não é indicado se referem ao fato de serem ricos em gordura, sódio e conservantes que prejudicam a saúde.

Por que os Alimentos Industrializados Fazem Mal à Saúde?

Como se tratam, geralmente, de alimentos voltados para o consumo rápido, os alimentos industrializados são pré-prontos, recheados de conservantes, corantes, gorduras e sódio. Esses ingredientes são extremamente prejudiciais à saúde, sendo responsáveis por aumentar a quantidade de colesterol ruim no organismo.

Quando você ingere esse tipo de alimento com frequência, ou diariamente, o organismo, por si só, não consegue metabolizar todos esses ingredientes que fazem mal a saúde. Com o tempo, a gordura, o sódio e os outros diversos componentes, vão ficando armazenados no organismo e desencadeiam uma série de processos que dão origem às doenças.

Quais são os alimentos industrializados que mais contêm conservantes e aditivos que fazem mal à saúde?

  • Bolachas recheadas;
  • Macarrão instantâneo;
  • Salgadinhos de milho (os tradicionais chips);
  • Refrigerantes;
  • Sucos de caixinha;
  • Bolos e tortas coloridas;
  • Molhos, carnes e feijão enlatados;
  • Congelados e pré-prontos (pizza, lasanha, escondidinho, massas e etc).

Por que os Alimentos Industrializados Fazem Mal à Saúde?

Esses alimentos têm em sua base um grande excesso de gordura, sódio, açúcar e conservantes para que possam oferecer aquele sabor diferenciado na hora de consumir. Consumi-los com frequência pode fazer com que o corpo apresente diversos transtornos em relação à saúde, como mal estar, depressão, obesidade, dores de cabeça, problemas no coração e muito mais.

O Que Esses Alimentos Podem Causar à Saúde do Organismo?

Como dito anteriormente, a saúde do organismo fica prejudicada por você estar ingerindo em excesso ingredientes que ocasionam uma série de problemas para a saúde.

Os Alimentos Industrializados e seus Riscos

Por exemplo, se você ingere grandes quantidades de gordura, que estão presentes aos montes nos industrializados, você contribui para que haja problemas de saúde como o entupimento de veias, excesso de peso e doenças cardíacas. Os corantes, acidulantes e conservantes, por sua vez, contêm ingredientes cancerígenos e, com o tempo, podem ocasionar doenças mais sérias.

Como Equilibrar Esses Alimentos com Outros Mais Saudáveis?

Embora façam muito mal à saúde, os industrializados são apetitosos, saborosos, e muita gente simplesmente não consegue abandoná-los. Com isso, o ideal é montar uma dieta equilibrada e consumir esse tipo de alimento com responsabilidade e conhecimento.

Você pode comer bolachas recheadas e tomar refrigerantes, mas isso tem que ser de vez em quando (duas vezes na semana), e não todos os dias. O grande problema está no exagero. Para quem consome com equilíbrio e sem ultrapassar os limites da saúde, não há mal algum. Privilegie os alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e carnes magras, deixando os industrializados só para de vez em quando.

Contato Training Center